quinta-feira, 22 de março de 2018

VÁRIOS OLHARES - um olhar de ler e saber

 Nesta imagem vemos uma rua estreita, de casas antigas, cujas varandas estão todas arranjadas com flores variadas, tornando as casas mais bonitas e a rua com um colorido diferente. Além do aspeto das flores, sobressai naquelas um símbolo muito importante, a bandeira portuguesa hasteada.
A varanda, ao longo dos tempos, sempre foi considerada um elemento muito importante a constar numa casa, porque é como um complemento, um seguimento de determinados compartimentos, Além disso, a varanda sempre foi usada com vários fins: para eventos importantes, como casamentos reais, para secar roupa, para guardar utensílios, guardar alimentos, entre outras funções. A colocação da nossa bandeira nas varandas, ou janelas de todas as casas portuguesas esteve relacionado com um evento muito importante, a nível europeu, o Euro 2004 de futebol. O selecionador português que, à data, era o brasileiro Luíz Filipe Scolari, utilizou a varanda para uma causa nacional. Os portugueses ao colocarem a bandeira na varanda, o símbolo mais importante de uma nação, mostraram ao mundo o seu patriotismo, o seu apoio à seleção nacional. Foi um gesto que se tornou viral e funcionou muito bem, Foi muito bonito de ver!
David, 7º E
A varanda tem um valor documental, e a sua utilização tem sofrido alterações ao longo da história. Quem melhor que os poetas sabe retratar, nas suas obras, a importância da varanda? Quem não se lembra dos encontros, às escondidas, no palácio, de Romeu e Julieta? E as memória de Saramago, quando fala dos namoricos às varandas? E o poema se Sophia de Mello Breyner quando se refere que “É na varanda que os poemas emergem”?

A imagem remete-nos para uma das muitas funcionalidades da varanda numa casa: lugar de lazer, descontração, para ver quem passa do outo lado da rua, ou simplesmente para conversar. O casal de idosos segreda algo. O  trabalhado da varanda vai ao encontro do estilo antigo da casa.

Salete Valente



Nesta imagem, vejo uma varanda que, ao contrário de outras, não tem flores a embelezar, mas redes de pesca, algo que não é habitual A rede de pesca, não só está a secar, como também dá uma beleza diferente à varanda, ao contrário das janelas que apresentam um aspeto já velho. Por detrás da rede de pesca, vemos um trabalhado único e bonito da varanda, feita em ferro um pouco já gasto.
Helena Silva, 7º E

Sem comentários:

Enviar um comentário